Um modelo para análise de estratégias das montadoras atuantes na indústria brasileira de automóveis via teoria dos jogos

Citation:

Marco Aurélio Horta Martins, Matheus Correia Teixeira, Thiago Augusto Oliveira de Silva, and Sérgio Evangelista Silva. 2019. “Um modelo para análise de estratégias das montadoras atuantes na indústria brasileira de automóveis via teoria dos jogos.” In XXXIX ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Pp. 1-23. Santos, SP. Publisher's Version

Abstract:

O setor automotivo tem relevante participação na estrutura industrial nacional e dado aos seus encadeamentos pode influenciar na produção de vários outros setores. Diante disso e da competitividade acirrada entre os concorrentes, é de extrema necessidade que este setor busque por táticas para garantir sua presença no mercado e sobrevivência financeira. Assim sendo, o trabalho identificou o perfil estratégico de cada montadora por meio de inferência estatística, tendo por objetivo construir cenários de competição estratégica via Teoria dos Jogos para um mercado constituído de seis montadoras, que representam 85% do mercado de automóveis. O jogo foi modelado na categoria sedan segmentando modelos a uma faixa de preço de 75 a 100 mil reais com motores de 1.5 à 2.4, a fim de trabalhar com modelos que compitam de forma mais direta entre si.