Citation:

Izabela Oliveira de Santos, Sérgio Evangelista Silva, and Thiago Augusto Oliveira de Silva. 2018. “Apresentação de um protótipo de software para a elaboração da estratégia competitiva.” In XXV SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, Pp. 1-14. Bauru, São Paulo. Publisher's Version

Abstract:

A estratégia competitiva consiste na forma como a empresa se posiciona no mercado de modo a enfrentar seus concorrentes. nota-se que os modelos de estratégia mais conhecidos no mercado, tais como o de estratégia genéricas de Michael Porter,, têm como único ponto de análise da estratégia o produto. Todavia, uma análise mais pormenorizada dos aspectos relevantes na estratégia empresarial mostra que existem diversos fatores além do produto que são relevantes para a competitividade da empresa. baseando-se em uma visão da estratégia competitiva a partir das dimensões produto, área geográfica de atuação, tipo de cliente atendido, canais de distribuição utilizados, canais de comunicação e conteúdo informativo este artigo apresenta o protótipo de um software para a elaboração da estratégia competitiva da empresa e a análise das estratégias de seus concorrentes. Utiliza-se como método a prototipagem de software, cujo protótipo foi elaborado de modo iterativo. Como resultado este artigo aponta para a importância do desenvolvimento de softwares que facilitem o processo de elaboração da estratégia competitiva entre empresas e a análise dos mercados em que atuam.