Apresentação de um modelo de jogos para seleção do portfólio de produtos na indústria brasileira de caminhões

Citation:

Bianca Fialho Silva, Vera Lúcia Santos Castro, Thiago Augusto Oliveira de Silva, and Sérgio Evangelista Silva. 2019. “Apresentação de um modelo de jogos para seleção do portfólio de produtos na indústria brasileira de caminhões.” In XIX SPOLM - Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha, Pp. 1-12. Rio de Janeiro, RJ. Publisher's Version

Abstract:

O mercado brasileiro de caminhões é um mercado dinâmico e oligopolizado e, portanto, o desenvolvimento de ações estratégicas se faz necessário para que a empresa se estabeleça com melhor posição no mercado. Consequentemente, torna-se significativo entender melhor estrutura do mercado a partir das necessidades dos consumidores. Nesse contexto, este estudo objetiva retratar a competição existente no mercado de caminhões por meio da composição de um modelo baseado em Teoriados Jogos, além de analisar o comportamento estratégico de duas montadoras decaminhões de acordo com as categorias de produto. Como resultado, obteve-se ummodelo de jogo mais completo do que outros artigos presentes na literatura e que se demonstrou consistente frente às suposições estabelecidas.

Last updated on 06/02/2020