Abstract:
Nas últimas décadas o brasil se tornou o quinto maior produtor de caminhões do mundo, sendo que em 2011 houve um faturamento líquido nesse ramo de noventa e três bilhões de dólares e investimento recorde de cinco bilhões de dólares. O presente trabalho busca analisar o mercado de caminhões compreendendo a relação da estratégia de localização geográfica e as vendas das seis maiores montadoras realizadas no ano de 2015, a partir de regressões lineares múltiplas e múltiplas multivariadas, utilizando dados coletados em sites governamentais e das seis maiores montadoras de caminhões no brasil. Desta forma foi possível mapear as influências das montadoras no faturamento de suas concorrentes e os clusters envolvidos no mercado. Com a análise concluímos que a estratégia de localização geográfica é significativa no comércio de caminhões e no faturamento das montadoras. Foi desenvolvido um mapa de influência para o mercado, percebendo assim qual montadora utiliza melhor as variáveis regionais conseguindo vantagem competitiva em um mercado tão acirrado.