Systèmes d'Aide à la décision pour la Gestion d'Interruptions Routières

Financiadores Innov'Action Champagne-Ardenne / UFOP
Coordenador Andréa Cynthia dos Santos - Université Le Havre Normandie, ISEL
Edital PIBIC/CNPQ/2018-2019
PIP-2S/UFOP/2019-2020
Membros Alexandre Xavier Martins - UFOP
Christophe Duhamel - Université Le Havre Normandie, ISEL
Paganini Barcellos de Oliveira - UFOP
Diego Perdigão Martino - UFOP
Matheus Araújo de Butinholi - UFOP
Contato xmartins@ufop.edu.br
Descrição O deslocamento da população, bens e produtos é um tema relevante devido aos seus numerosos impactos econômicos, sociais e ambientais. No setor econômico ela é necessária por ter a tarefa de manter o bom desempenho das atividades econômicas e a promoção da competitividade. No campo social ela é essencial para garantir o deslocamento diário (trabalho, estudo e lazer) da população. Do ponto de vista ambiental ela é importante porque pode proporcionar as cidades, entre outros fatores, a diminuição da poluição. Neste contexto, um grande desafio da atualidade é racionalizar o uso das redes de transportes urbanos a fim de promover um acesso igualitário de bens, serviços, recursos e qualidade de vida. O crescimento demográfico dos últimos tempos aliado ao acelerado desenvolvimento dos centros urbanos, na maioria das vezes desordenadas, tornou a mobilidade da população nas grandes cidades um fator crítico nos dias atuais. A dificuldade de locomoção da população causa congestão de automóveis, poluição sonora e do ar, atrasos, stress, degradação do patrimônio em virtude da poluição, etc. Essa problemática ocorre devido a grande parte da população das cidades morarem distantes de suas zonas de emprego, consumo e entretenimento, o que gera a necessidade de um deslocamento massivo de pessoas em horários específicos, fenômeno este conhecido como commuting. Um fator agravante deste problema é que as redes de transportes urbanas não podem se estender indefinidamente devido sua manutenção ser cara. Podemos citar inúmeros exemplos de cidades que sofrem com os deslocamentos massivos, tais como, Rio de Janeiro, Paris e São Paulo. Mesmo cidades planejadas como Brasília encontram dificuldades em evoluir o tráfego urbano. Neste contexto, esta pesquisa pretende buscar soluções para otimizar a utilização de redes urbanas, considerando a otimização de funções ligadas a aspectos sociais.
Vídeo -
Publicações

Papers:
A column generation approach for the strong network orientation problem
GVNS for the Strong Network Orientation Problem
Algoritmo de pesquisa em vizinhança variável aplicado ao problema de orientação de redes fortemente conexas
Benders do CPLEX aplicado ao problema de orientação de redes fortemente conexas

Teses / Dissertações / Trabalhos de Conclusão de Curso:
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