Financiadores | Innov'Action Champagne-Ardenne / UFOP |
Coordenador | Andréa Cynthia dos Santos - Université Le Havre Normandie, ISEL |
Edital |
PIBIC/CNPQ/2018-2019 PIP-2S/UFOP/2019-2020 |
Membros |
Alexandre Xavier Martins - UFOP Christophe Duhamel - Université Le Havre Normandie, ISEL Paganini Barcellos de Oliveira - UFOP Diego Perdigão Martino - UFOP |
Contato | xmartins@ufop.edu.br |
Descrição | O deslocamento da população, bens e produtos é um tema relevante devido aos seus numerosos impactos econômicos, sociais e ambientais. No setor econômico ela é necessária por ter a tarefa de manter o bom desempenho das atividades econômicas e a promoção da competitividade. No campo social ela é essencial para garantir o deslocamento diário (trabalho, estudo e lazer) da população. Do ponto de vista ambiental ela é importante porque pode proporcionar as cidades, entre outros fatores, a diminuição da poluição. Neste contexto, um grande desafio da atualidade é racionalizar o uso das redes de transportes urbanos a fim de promover um acesso igualitário de bens, serviços, recursos e qualidade de vida. O crescimento demográfico dos últimos tempos aliado ao acelerado desenvolvimento dos centros urbanos, na maioria das vezes desordenadas, tornou a mobilidade da população nas grandes cidades um fator crítico nos dias atuais. A dificuldade de locomoção da população causa congestão de automóveis, poluição sonora e do ar, atrasos, stress, degradação do patrimônio em virtude da poluição, etc. Essa problemática ocorre devido a grande parte da população das cidades morarem distantes de suas zonas de emprego, consumo e entretenimento, o que gera a necessidade de um deslocamento massivo de pessoas em horários específicos, fenômeno este conhecido como commuting. Um fator agravante deste problema é que as redes de transportes urbanas não podem se estender indefinidamente devido sua manutenção ser cara. Podemos citar inúmeros exemplos de cidades que sofrem com os deslocamentos massivos, tais como, Rio de Janeiro, Paris e São Paulo. Mesmo cidades planejadas como Brasília encontram dificuldades em evoluir o tráfego urbano. Neste contexto, esta pesquisa pretende buscar soluções para otimizar a utilização de redes urbanas, considerando a otimização de funções ligadas a aspectos sociais. |
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